quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Linguagem corporal e sua contribuição



  • A linguagem corporal é de suma importância para nos acadêmicos, esta disciplina comporta a linguagem não verbal, através dos gestos e expressões. Ela é um complemento da linguagem verbal, deixa claro o que o individuo quer passar. 
Na minha infância, a relação que eu tinha com meu corpo, era totalmente deferente de hoje, não valorizava meu corpo, acaba excedendo os meus próprios limites e assim desencadeando o cansaço físico e mental.
Hoje com o curso disponibilizado na grade curricular da nossa universidade, que parece mais com um ambiente familiar e aconchegante, nos permitiu ter contato com a disciplina, e, contudo, explorar tudo o que ela abrange. Aprendi a respeitar o meu corpo, sempre ouvindo as suas necessidades, desenvolvi minha criticidade, avalio melhor as ações e a desenvoltura das pessoas e o seu papel perante a sociedade.
A minha postura com pessoa, profissional e como aluna, mudou completamente, pretendo transferir a todos a minha volto este conhecimento, passando adiante está experiência que marcou cada uma de nos aqui presente.

Autora: Viviane Moreira dos Santos.



  • A descoberta da corporeidade foi realmente importante na construção da minha vida acadêmica.
As aulas de linguagem corporal fizeram com que eu percebesse que corpo e mente andam juntos e que a relação entre ambos move a interação do "eu" com o mundo.
 Com o decorrer das aulas fui absorvendo o conhecimento sobre o assunto que envolve vários aspectos da vida humana, como os costumes de cada povo, as tradições construídas historicamente e atividades físicas, tudo está ligado à corporeidade, à atividade corporal ligada a mente. Quanto mais conhecimento sobre o assunto eu absorvia, percebia o quanto a matéria de linguagem corporal é importante para a formação acadêmica de um pedagogo. 

Autora: Stephany Dórea Muller.


  • Quando criança eu só pensava em brincar, minhas brincadeiras preferidas eram: esconde-esconde, queimada, pular corda, amarelinha, pega-pega,  dançar junina não me importava em tomar água e respeitar os limites do corpo.
Já na adolescência os professores deixavam a gente fazer o que queria, metade da sala brincava de futebol, a outra handeboll, os professoras não estimulavam as atividades físicas.
Hoje a minha relação com o corpo é melhor, tenho limites ao praticar esforço físico , e com minha postura.
Na aula de Linguagem Corporal eu aprendi a me alongar, a aplicar atividades em todos os tipos de criança, e ensiná-las a se expressar.
A Linguagem corporal é de grande importância, para acabar com complexos, e fazer com que a criança ou o adolescente consiga entender os limites do corpo.
As atividades práticas foram bem legais, o que eu mais gostei foi a história animada, estimulou bem minha coordenação motora.


Autora: Jessica Priscila de Souza dos Santos.




  • Como eu percebi meu corpo na escola quando criança e adolescente.
A escola muitas vezes não estimula que o aluno descubra seu corpo, geralmente na escola o corpo é submisso, mas este conceito vem sendo aos poucos modificado.
Percebi meu corpo nas aulas de brincadeiras cantada e resgate e resgate de brincadeiras de rua quando comecei a frequentar o primário aos 7 anos de idade.
Pelo fato de trabalhar coordenação motora e movimentos no geral, que muitas vezes temos que desenvolver quando criança.
Na adolescência tive grandes estímulos para participar das atividades de Handboll nas aulas de Educação física.
O esporte faz bem para saúde e nos habitua as regras.


  • Como eu vejo a minha relação com o corpo hoje.
Hoje tento relacionar-me com meu corpo da melhor maneira possível, no trabalho tento preservá-lo seguindo as orientações de como executar o trabalho com segurança.
Seguindo as normas, a posição correta de como pegar um peso, a postura, a ginástica laboral e sempre atenta para previsão de doenças que podem ser adquiridas no trabalho como a LER e a DORT.
No cotidiano tanto mantê-lo saudavelmente, nunca tive problemas ou complexos com meu corpo.


  • O que eu aprendi na disciplina de Linguagem Corporal.
A disciplina de Linguagem corporal teve grande importância, pois antes de participar das aulas a maneira de como usar e enxergar o corpo era outra.
Muitas vezes deixamos que a sociedade rotule o comportamento, a utilização e as expressões do corpo.
O corpo por sua vez sente-se maltratado, ignorado e desprezado, a disciplina veio então para nos mostrar a melhor maneira de tratar nosso corpo.
Em busca de um corpo perfeito existem pessoas que se sacrificam e acabam por esquecer que nosso corpo é perfeito. E que não existe nada que possamos comparar à ele, sua perfeição supera as máquinas, pois nosso corpo funciona de forma magnífica.
Após as aulas podemos avaliar que elas contribuíram para mudar esses comportamentos, além de trazer mais conhecimento.
Mudar a visão e práticas que eu tinha do cotidiano. A maneira de avaliar o trabalho que realizo com Maquiagem Artística Infantil também foi modificada.
Antes compreendia apenas a satisfação da criança em ter seu resto pintado pelo fato de trabalhar a ludicidade.
Agora vejo esse trabalho como uma forma de a criança utilizar com expressividade e emoção, contribuiu para que externize seus sentimentos de forma considerável, colaborando na sua formação e desenvolvimento.
A disciplina contribuiu para ressaltar os pontos fortes do corpo, que às vezes não notamos como por exemplo, muitas vezes falamos tanto sem utilizar uma palavra. 
E nosso corpo que traduz nossos emoções e pensamentos, falamos por meio dele até quando não queremos. Quando notamos já transpareceu a frustração, a alegria e os mais variados sentimentos.
Até mesmo as mais modernas máquinas não conseguem alcançar a mesma mágica que é o funcionamento do corpo humano.
Ao contrário das máquinas nossas "peças" não podem ser trocadas após sofrer desgastes, então devemos utilizar recursos para preservá-las.


  • Como eu vejo a importância da Linguagem Corporal na escola.
O trabalho que realizo com Recreação e Lazer as aulas veio para acrescentar e colaborar um pouco mais com os assuntos que já conhecia.
A disciplina me deu uma visão mais ampla de como colaborar para que o adulto ou a criança que estão sendo recreados utilize melhor seu corpo, podendo levar isto para escola.
Na escola devemos ressaltar a importância da expressão e valorização do corpo na nossa sociedade. Agora compreendo melhor a importância de usar e abordar a corporeidade nas vivências escolares e fora dela.
Tive a oportunidade de participar de um projeto em 2008, que foi desenvolvido nas escolas municipais da cidade de Guarulhos.
O estágio fazia parte do curso de Recreação e Lazer ministrado pela secretaria de Esportes da cidade.







A disciplina de Linguagem Corporal é indispensável para o curso de Pedagogia, já que o tempo todo o aluno se expressa através do corpo.

  • Como foi meu desempenho nas atividades práticas.
Meu desempenho nas atividade práticas foram prazerosas, sempre em busca de conseguir assimilar o que era proposto.
A atividade que mais gostei foi a atividade motora adaptada para deficiência mental, onde meu grupo explicou a deficiência e aplicou uma atividade adaptada para esta deficiência.
Gostei bastante das atividades apresentadas pelos outros grupos, acredito que as apresentações das atividades adaptadas foi uma das aulas práticas mais interessantes.

Autora: Luciana Gomes da Silva

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